terça-feira, 11 de agosto de 2009

aspequitos politicos do iraque

São vários os aspectos que podem ser analisados quanto a situação política do Iraque, porém, para esse trabalho vamos analisar a situação á partir do ano de 1979, quando o então vice-presidente Saddam Hussein assume o poder através de um golpe militar.
O ditador logo a princípio mostrou seu temperamento intempestivo, reprimiu com excessiva energia as manifestações populares, impôs sua autoridade com o uso das armas e da força bruta, perseguiu os que julgava serem seus oponentes políticos e, sonhando ainda mais alto em sua gana de poder, no ano seguinte, (1980), invadiu o Irã iniciando uma guerra que duraria até o ano de 1988, invasão essa, que foi incentivada pelos Estados Unidos e Rússia, entre outros. Esse apoio valeu para Saddam a fortificação do seu exercito, recebeu armas, treinamento, dinheiro, etc. Em 1988, usaram armas químicas, contra uma aldeia curda matando 5 mil civis. Morreram 300 mil iraquianos e 400 mil iranianos, os dois países ficaram devastados e não houve vencedor.
Dois anos depois, com um exercito bem armado pelos países aliados que o ajudaram contra o Irã, Saddam ordena a invasão do Kuwait, criando um conflito internacional. A ONU, condena a invasão e ordena um embargo econômico/comercial ao Iraque. Saddam anexa o Kuwait como sua 19ª província.
Em 1991, após o fracasso da diplomacia, forças ligadas a mais de 30 países, lideradas pelos EUA, iniciam bombardeios contra o Iraque, na Operação Tempestade do Deserto, que durou pouco mais de um mês e terminou com a rendição do Iraque às forças aliadas. Continua o embargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário